O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), firmou com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) o primeiro Convênio de Cooperação Técnica do projeto de modernização desenvolvido pelo Laboratório de Logística Pública (LLP).
A iniciativa — que integra o portfólio estratégico do laboratório e prevê futuras parcerias com as demais universidades estaduais paulistas — tem como objetivo desenvolver pesquisas e soluções capazes de transformar a gestão de compras e contratações públicas no Estado.
O convênio terá vigência de 60 meses a partir da publicação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e não envolve transferência de recursos financeiros. O Plano de Trabalho estabelece frentes de atuação que incluem diagnóstico institucional, redesenho e automação de processos, uso de inteligência artificial em etapas do ciclo de compras, e desenvolvimento de modelos de governança para o Plano de Contratações Anual (PCA) e para a gestão de contratos.
Também estão previstas soluções tecnológicas para padronização de minutas, análise e otimização de fluxos e desenvolvimento de ferramentas de apoio estratégico. O convênio oferece ainda benefícios estruturantes para a administração pública, como capacitação de servidores, execução de projetos-piloto, monitoramento por indicadores e produção de conhecimento científico aplicado.
A Inova Unicamp ficará responsável pela gestão da propriedade intelectual dos produtos desenvolvidos. Entre as metas, estão a redução de erros e do tempo de elaboração de documentos, a ampliação do uso das soluções e a publicação de artigos técnicos e científicos que reforcem a base de evidências do setor público.
Este é o primeiro convênio assinado no âmbito do projeto do LLP, e novos acordos com a USP e a Unesp já estão em tratativas para ampliar o ecossistema de inovação em compras públicas no Estado.Trata-se de passo institucional robusto do Laboratório, que passa a ampliar sua vocação dialógica e vem a aproximar a academia do setor público aplicado.