Evento de Treinamento do PCA 2025: Uma Conexão Digital Transformadora
O Treinamento Online do Plano de Contratações Anual (PCA) para 2025, organizado pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) do Estado de São Paulo, que ocorreu entre os dias 11 e 15 de março de 2024 foi liderado por uma equipe de especialistas, como Renato Ribeiro Fenili, Subsecretário de Gestão, Vanessa Ventura, instrutora e colaboradora da Prodesp, Diego César Santana Mendes, mediador e colaborador da Prodesp, Patrícia Helena Bittencourt Cravo, mediadora e diretora do Departamento de Gestão de Qualidade, Michelle Fernandes de Vila Nova, mediadora e diretora do Centro de Controle Operacional, e Andrea Regina Lopes Ache, mediadora e colaboradora da Prodesp.
A semana marcou o ingresso do Estado de São Paulo na temática de governança de contratações públicas, em curva de aprendizagem que será intensificada ao longo deste exercício. Cabe enfatizar que este ano inaugura a obrigatoriedade de elaboração do Plano de Contratações Anual em São Paulo.
O evento proporcionou uma rica experiência de aprendizado aos servidores públicos. Com o foco de se otimizar o uso da plataforma Compras.gov.br, o treinamento abordou desde a visão geral do PCA até as especificidades de cada etapa do processo de confecção do plano. As sessões permitiram aos participantes não apenas compreender melhor os procedimentos necessários para um planejamento eficaz, mas também esclarecer dúvidas em tempo real através da interação com os palestrantes.
Ao longo de cinco dias de treinamento, as visualizações foram impressionantes, refletindo o interesse e a participação ativa dos servidores. No primeiro dia, sobre a visão geral do Plano de Contratação Anual, a oficina atraiu mais de 1100 espectadores simultâneos. O segundo dia, focado em compreender como as compras da instituição podem ajudar na formatação do PCA 2025, viu o número de visualizações atingir o pico de 1900 espectadores ao vivo. A terceira aula, uma oficina sobre Documento de Formalização de Demanda, manteve o alto engajamento com mais de 1400 visualizações simultâneas. No quarto e quinto dia de evento, envolvendo setores de contratações e autoridades competentes, registraram 1100 e 780 acessos ao vivo, respectivamente.
Após os eventos ao vivo, o vídeo foi disponibilizado para os usuários que perderam a transmissão, e até o dia 18/03, as visualizações das gravações já passavam de 2600. O sucesso do evento foi evidenciado pelo total de visualizações, ultrapassando 9000 ao longo da semana, demonstrando o impacto significativo e o valor percebido pelos participantes nesta iniciativa de capacitação.
Esse evento não apenas fortaleceu a capacidade dos servidores em gerir contratações públicas de forma mais eficiente e transparente, mas também reafirmou o compromisso da SGGD com a inovação e o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores.
Caso tenha perdido os eventos, as gravações se encontram no Portal de Compras SP, neste link.